FERRAMENTAS LINUX: O OpenGL 4.5 agora foi habilitado para o LLVMpipe com o Mesa 20.3, para ser back-ported para a versão 20.2

terça-feira, 18 de agosto de 2020

O OpenGL 4.5 agora foi habilitado para o LLVMpipe com o Mesa 20.3, para ser back-ported para a versão 20.2




Confira !



Ele chegou mais cedo do que o previsto, mas os patches do LLVMpipe que permitem o suporte ao OpenGL 4.5 foram mesclados ao Mesa 20.3-devel hoje e também estão marcados para back-porting para a série Mesa 20.2 que em breve será promovida a estável.

O código de recurso do Mesa 20.2 já foi definido para levar esse driver OpenGL baseado em software do GL 3.3 para o GL 4.3 depois de todo o trabalho realizado por David Airlie da Red Hat nos últimos meses. Mas agora seu trabalho em levar o LLVMpipe para o OpenGL 4.5 está pronto.

O código foi mesclado hoje e está sendo aprovado no OpenGL Conformance Test Suite. Airlie está planejando enviar resultados formais do Khronos OpenGL CTS para a certificação de conformidade assim que o trabalho for encontrado em uma versão estável do Mesa 20.2.x.

O Mesa 20.2 stable deve ser lançado nas próximas semanas e, dado o pequeno delta do código para o suporte a OpenGL 4.5, deve ser aceito pelo upstream.

O LLVMpipe agora tem apenas o OpenGL 4.6, que Airlie já tem patches em desenvolvimento. Para a ingestão do SPIR-V já existe o código SPIR-V / NIR em vigor e será vinculado à infraestrutura do trabalho também desenvolvido ontem: o VALLIUM como um front-end do Vulkan para o Gallium3D e se conecta ao LLVMpipe.

Ontem foi um dia emocionante para a aceleração gráfica do OpenGL / Vulkan baseada em CPU com o Mesa!



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário