FERRAMENTAS LINUX: O padrão das GPUs Radeon GCN 1.0 / 1.1 está para melhorar o driver do Linux é suportado por saídas analógicas

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O padrão das GPUs Radeon GCN 1.0 / 1.1 está para melhorar o driver do Linux é suportado por saídas analógicas




Confira !!

É possível alternar do driver do kernel "Radeon" para "AMDGPU" no Linux para as placas gráficas da era Radeon GCN 1.0 / 1.1, e isso pode significar pequenos benefícios de desempenho, a capacidade de executar os drivers AMDVLK ou RADV Vulkan e simplesmente usar o este driver melhor mantido. Porém, ter essas placas gráficas GCN originais como padrão no driver AMDGPU moderno parece sustentada pela falta de suporte à saída de vídeo analógico com esse driver.

Nos últimos meses, houve trabalho na decodificação de vídeo GCN 1.0 UVD para o AMDGPU como um dos principais bloqueadores e razões pelas quais alguns usuários da Radeon desejam usar esse driver no lugar do AMDGPU. Mas isso foi corrigido nas versões mais recentes do kernel Linux e funciona no suporte a monitores DC , bem como no suporte a redefinição de GPU, entre outros recursos menores para AMDGPU que não são compatíveis com essas GPUs Graphics Core Next mais antigas.

Portanto, enquanto o AMDGPU está em boa forma para o GCN 1.0 / 1.1, um dos principais recursos que parece estar impedindo o driver de usá-lo por padrão é por falta de suporte à saída de vídeo analógico no núcleo de exibição "DC" do AMDGPU. Enquanto isso, o driver Radeon DRM suporta as placas gráficas restantes com saídas analógicas.

A falta de suporte à saída analógica foi mencionada neste tópico da lista de discussão iniciado pelo cofundador da RADV Bas Nieuwenhuizen.

Ele estava perguntando sobre como tornar o AMDGPU o padrão para essas GPUs das Ilhas do Sul e das Ilhas do Mar, mas em resposta foi a falta de suporte ao conector analógico no DC e também ao suporte de áudio HDMI / DP ao executar sem o DC ativado. O suporte de áudio HDMI / DP pode ser esclarecido com mais facilidade do que a falta de suporte analógico. O DC (anteriormente DAL) foi projetado para atender às necessidades modernas das placas gráficas AMD e realmente ultrapassar o ponto das saídas de vídeo analógicas, levando a uma situação embaraçosa agora. Parece que não há ninguém na AMD ou comunidade externa / desenvolvedores de terceiros trabalhando no referido suporte.

Embora possa não ser o padrão, aqueles nessas placas gráficas mais antigas que desejam usar o driver AMDGPU podem inicializar com as opções de kernel de radeon.si_support = 0 radeon.cik_support = 0 amdgpu.si_support = 1 amdgpu.cik_support = 1 . Esperamos que alguns fornecedores de distribuição do Linux decidam fazer essa chamada sozinhos, especialmente considerando que os conectores analógicos no hardware GCN 1.0 / 1.1 não sejam muito comuns e que os usuários realmente confiem nos referidos conectores com essas placas gráficas ainda mais raras.


Até a próxima !





Nenhum comentário:

Postar um comentário