FERRAMENTAS LINUX: O driver RADV Vulkan habilita o suporte à taxa de sombreamento de fragmento - limitado a GFX10.3 (RDNA 2)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O driver RADV Vulkan habilita o suporte à taxa de sombreamento de fragmento - limitado a GFX10.3 (RDNA 2)

 

Confira !!


A extensão Vulkan mais recente agora suportada pelo driver Radeon Vulkan da Mesa "RADV" é o suporte para o novo VK_KHR_fragment_shading_rate.

O VK_KHR_fragment_shading_rate é uma extensão interessante e com certeza de interesse para desenvolvedores de jogos. A extensão permite alterar a taxa de forma dinâmica em que os fragmentos são sombreados. A taxa de sombreamento do fragmento pode ser ajustada por desenho, por primitivo ou por região. Essa extensão pode ajudar a permitir que os jogos forneçam níveis mais altos de detalhes em uma cena em comparação com outras áreas menos importantes da tela.

A NVIDIA está estendendo e fazendo uso dele já dentro de seus drivers beta Vulkan no Windows e Linux. Agora com Mesa 21.0 Git o driver RADV tem suporte VK_KHR_fragment_shading_rate.

O código mesclado chegou no Mesa. Embora este suporte de taxa de sombreamento de fragmento Vulkan funcione apenas em GFX10.3 (RDNA 2) e mais recentes, portanto, azar para aqueles que ainda não estão em uma placa de vídeo Radeon RX 6000 series.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário