FERRAMENTAS LINUX: A empresa Qt está mudando o Qt 5.15 para a sua fase LTS somente comercial

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

A empresa Qt está mudando o Qt 5.15 para a sua fase LTS somente comercial



Confira !!


Como parte de sua mudança fundamental para restringir os lançamentos de pontos Qt LTS para clientes comerciais , a The Qt Company está fechando a filial Qt 5.15 para o público amanhã com lançamentos de pontos Qt 5.15 LTS futuros restritos a licenciados pagantes.

O anúncio foi enviado ontem e que a partir de hoje de amanhã (5 de janeiro) iniciará a fase LTS somente comercial do Qt 5.15. Os branches existentes do Qt 5.15 serão visíveis publicamente, mas não verão nenhum patch novo. Os ramos públicos estão fechados para novos commits com exceção do Qt WebEngine e o obsoleto Qt Script devido às dependências LGPL de terceiros.

Apenas os titulares de licenças comerciais ativas serão capazes de acessar o repositório privado que terá o código que compreende os futuros lançamentos de pontos do Qt 5.15 LTS. O primeiro lançamento comercial com a etiqueta Qt 5.15 LTS está previsto para acontecer em fevereiro.

O Qt 5.15 LTS se torna apenas comercial, enquanto o Qt 6.0 está em um estado muito primitivo, ainda irritou alguns usuários e desenvolvedores. O fato de que o branch Qt 5.15 está sendo bloqueado no meio do caminho também irrita alguns que trabalharam em correções para regressões de lançamentos pontuais anteriores do Qt 5.15.x apenas agora para não ter um lançamento público com essas correções de regressão.

Aqueles fora da The Qt Company que contribuem com o kit de ferramentas Qt também estão incomodados com esta mudança. O colaborador de longa data do Qt, Thiago Macieira, da Intel, foi rápido em comentar que, pelo menos para o código que ele lida no Qt, ele não participará de correções ou comentará e revisará portas traseiras ou relatórios de erros. Ele pretende apenas fechar relatórios de bugs que não podem ser reproduzidos no Qt 6.0.


O estado nada estelar do Qt 6.0 também foi trazido à discussão, uma vez que apenas "metade dos módulos" do Qt 5 estão disponíveis no Qt 6 até agora, o Qt 6.1 pode acabar tendo quebra de ABI (a ser determinado), e o estado geral do Qt 6.0 ainda não está muito pronto para usuários finais. O primeiro lançamento do Qt 6 LTS não será até o Qt 6.2 em menos de um ano, deixando uma grande lacuna para os usuários / fornecedores / distribuições de código aberto que tendem a apenas enviar / usar a série de lançamento do Qt LTS. Como o Qt 5.15, o Qt 6.2 é confirmado como outro LTS apenas comercial sob o mesmo processo.

Há um relatório de bug do Qt.iopedindo que branches "-free" do Qt 5.15 sejam mantidos por aqueles interessados ​​na comunidade. Mas nenhum desenvolvedor da The Qt Company respondeu a essa proposta, que eles podem muito bem rejeitar, considerando que pode prejudicar os clientes pagantes em potencial. Caso contrário, o estado atual do branch Qt 5.15 poderia ser bifurcado em outro lugar e mantido por aqueles interessados ​​em uma versão comunitária do Qt LTS. Inevitavelmente, isso é provavelmente o que ocorrerá devido à grande quantidade de software de código aberto baseado em Qt5 por aí e com a portabilidade do Qt6 demorando mais um número de módulos ausentes no momento, a transição para o Qt6 será muito gradual, mesmo sem mais o Qt 5 oficial os lançamentos públicos serão planejados.


Fonte

Até apróxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário