FERRAMENTAS LINUX: O suporte para os gráficos Intel Alder Lake S estão chegando ao kernel Linux principal

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

O suporte para os gráficos Intel Alder Lake S estão chegando ao kernel Linux principal

 

Confira !!


Parece que o trabalho de ativação do driver do kernel de código aberto da Intel para os processadores "Alder Lake S" que chegarão ao mercado no final do ano em breve terá o suporte integrado no kernel.

Nos últimos meses, vimos vários patches de ativação de Alder Lake S se materializarem para o suporte do driver gráfico, bem como em outras partes da cobertura da plataforma. O driver gráfico do kernel Intel "i915" passou por várias rodadas de patches "ADL-S" para análise, mas parece que agora eles estão arrumados o suficiente para estar quase prontos para o mainlining.

Ele enviou u esta manhã eram os mais recentes patches de plataforma permitindo Alder Lake S . O desenvolvedor da Intel Aditya Swarup observou: "A maioria dos patches já foi revisada e é adequada para fusão. Vou reenviar o resto da série assim que tivermos focado as análises nos patches pendentes. "

Embora, como estamos atingindo o corte de código de novo recurso para DRM-Next para Linux 5.12, a menos que uma solicitação de mesclagem seja enviada nesta semana adicionando o suporte à plataforma Alder Lake S, caso contrário, provavelmente terá que esperar até o Linux 5.13 no verão. Em qualquer caso, mesmo atingir o Kernel Linux 5.13 ainda permitiria que o suporte gráfico de Alder Lake S fosse integrado a tempo de torná-lo semelhante ao Ubuntu 20.10 neste outono. A Intel disse que Alder Lake será lançado em "H2". dado que Rocket Lake ainda não está sendo comercializado, presumivelmente o Lago Alder não chegará ao mercado antes do final do ano civil.

O Alder Lake S é capaz de acionar cinco saídas de vídeo (eDP, HDMI duplo e DP ++ duplo). Os patches, entretanto, não revelam muito mais sobre Alder Lake considerando que ainda são gráficos Gen12 e amplamente aproveitando os caminhos de código existentes do driver gráfico Intel Linux. Este código de suporte de plataforma vem em cerca de 250 linhas de código.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário