FERRAMENTAS LINUX: As alterações do RDMA para o Kernel Linux 5.12 adicionam o suporte do DMA-BUF para a transferências ponto a ponto com as GPUs

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

As alterações do RDMA para o Kernel Linux 5.12 adicionam o suporte do DMA-BUF para a transferências ponto a ponto com as GPUs



Confira !!


As alterações no subsistema de acesso direto à memória remoto (RDMA) para o Kernel Linux 5.12 são consideradas "muito pequenas", mas há uma adição interessante, cortesia da Intel.

Foi coberto no ano passado, o trabalho liderado pela Intel no suporte DMA-BUF para RDMA para suportar transações ponto a ponto sobre PCI Express entre NICs habilitados para RDMA e outros dispositivos PCIe, como placas gráficas. Esse suporte ponto a ponto via DMA-BUF com foco no suporte a GPU é o que está por vir no o Kernel Linux 5.12.

O pull RDMA para Linux 5.12 inclui o suporte para a criação de uma região de memória RDMA a partir de um DMA-BUF ID para permitir transferências ponto a ponto PCIe com memória de vídeo GPU. Este trabalho presumivelmente desempenhará um papel com as próximas ofertas Xe HP / HPC da Intel em transferências mais eficientes de / para dispositivos RDMA.

O suporte RDMA ponto a ponto deve render melhor desempenho do que passar pela memória do sistema e evitar cópias em excesso. Já existe P2PDMA e Heterogeneous Memory Management (HMM) dentro do kernel para lidar com casos de uso semelhantes, enquanto esta nova adição ao código RDMA para importação DMA-BUF usando a memória do dispositivo deve ser uma alternativa mais simples, não requer estrutura de página, e se adaptar mais facilmente aos drivers de GPU existentes. O uso por enquanto pode ser um pouco limitado até que os drivers de GPU permitam fixar a memória do dispositivo por meio da interface DMA-BUF, como os engenheiros da Intel observaram nos patches originais.

O pull do RDMA para p Kernel Linux 5.12 também inclui a variedade usual de atualizações de driver, limpeza de código, suporte para mais de 255 portas em um dispositivo RDMA e outras alterações.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário