Confira !!
Enviados hoje para o DRM-Next antes do ciclo do kernel do Linux 5.12 foram "correções", mas alguns itens interessantes que vale a pena observar neste lote.
O desenvolvimento de recursos primários terminou para os drivers gráficos DRM do novo código que eles querem no Linux 5.12, já que agora estamos atrasados na fase de lançamento do 5.11, mas incluídos como parte da solicitação de pull de correções de hoje estavam alguns itens mais notáveis.
Já no DRM-Next para este driver gráfico de código aberto AMD Radeon com o Kernel Linux 5.12 estão várias melhorias de gerenciamento de energia , overclocking OverDrive da série Radeon RX 6000 , o FP16 habilitado para mais hardware e outras alterações principalmente de nível inferior.
Desta última solicitação de pull focada em correções, alguns itens de última hora que vale a pena apontar incluem:
- FreeSync agora sendo habilitado para configurações "A + A". Isso é para APUs AMD mais recentes, onde eles podem fazer a varredura diretamente do GTT, evitando assim um buffer de salto extra na vRAM. Com esta solicitação de pull, o suporte FreeSync agora está habilitado para essas APUs mais recentes.
- Restauração da interface "set_fan_speed_percent" depois que ela foi desativada alguns meses atrás por problemas com algumas placas gráficas.
- O suporte PCI Express 5.0 agora é um recurso PCIe reconhecido. Não há nenhuma nova funcionalidade conectada além de reconhecer PCI Express Gen5 como uma possível velocidade de link. A AMD oferece suporte a PCI Express 4.0 desde a série Radeon RX 5000, enquanto não se espera que PCI Express 5.0 apareça com placas de vídeo AMD Radeon até pelo menos 2022. Para suporte pontual de código aberto, esperamos ver trabalho em GPU de próxima geração suporte publicado antes do final do ano e isso seria quando quaisquer bits interessantes fossem revelados. Este é apenas um pequeno patch denotando um trabalho fundamental nessa direção. Caramba, em outras partes do kernel já é uma colcha de retalhos começando a reconhecer o PCIe 6.0 .o PCI Express 5.0 oferece taxas de transferência de 32 GT / s .
- Habilitação do suporte do ponteiro do usuário "userptr" quando o driver de computação AMDKFD está habilitado.
- Várias alterações / correções de gerenciamento de energia para APUs VanGogh.
- Suporte para passagem DID 2.0 DSC. Isso é para alguns painéis de exibição que têm conversores ativos, onde atualmente antes deste suporte poderia apenas levar a telas pretas sem esta análise DID 2.0.
- 0x73A1 como um ID de dispositivo AMD RDNA 2 "Sienna Cichlid" ausente.
- Conforme observado na semana passada, o patch AMD FreeSync HDMI está agora na fila. Isso é para a implementação FreeSync específica da AMD sobre HDMI e não para a versão padronizada encontrada em HDMI 2.1+.
- Uma solução alternativa para alguns dongles DisplayPort para VGA. Atualmente, esses dongles podem acabar suportando apenas 1440 x 900 quando conectados a uma tela de 1920 x 1080. A solução alternativa corrige esse comportamento para alguns dongles legados para que o adaptador DP-VGA possa pelo menos ser executado em full HD (1080p).
Uma coleção muito boa de correções e outros trabalhos em espera para o Linux 5.12! A janela de mesclagem do Linux 5.12 iniciará formalmente no final deste mês. O Linux 5.12 estável deve ser lançado em maio. A lista completa de patches para esta solicitação de pull de correções mais recentes pode ser encontrada em dri-devel .
Nenhum comentário:
Postar um comentário