FERRAMENTAS LINUX: O suporte de monitoramento de temperatura do AMD Ryzen 5000 enviado para o Kernel Linux 5.12

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O suporte de monitoramento de temperatura do AMD Ryzen 5000 enviado para o Kernel Linux 5.12

 


Confira !!


Devido a um desalinhamento infeliz do lançamento da série Ryzen 5000 e dos ciclos do kernel do Linux, o monitoramento da temperatura da CPU para CPUs de desktop Ryzen 5000 (Zen 3) não está chegando até agora com o ciclo do kernel do Kernel Linux 5.12 .

As atualizações do subsistema de monitoramento de hardware (HWMON) foram enviadas esta manhã para a janela de mesclagem do Linux 5.12 recém-aberta. Agora há suporte para monitoramento de temperatura da CPU de desktop Zen 3 no driver k10temp existente. O patch precisava apenas adicionar os IDs para as partes do Zen 3 ao driver k10temp enquanto o resto permanece inalterado. O patch de duas linhas não veio da AMD, mas de um desenvolvedor da comunidade e foi verificado que funciona nos processadores Ryzen 5800X / 5900X / 5950X para fornecer monitoramento correto da temperatura da CPU.

Não há nenhum monitor de energia / potência da CPU ainda com o driver AMD_Energy continuando restrito apenas aos processadores de servidor EPYC. O Linux 5.11 também reduziu os relatórios de tensão / corrente dos processadores Zen com o driver k10temp devido à falta de documentação e, como resultado, vários problemas e imprecisões.

Esta é uma das áreas em que a AMD contratando mais engenheiros Linux poderia se beneficiar com algumas melhorias mais oportunas.

Fora do suporte de monitoramento de temperatura da CPU de desktop Ryzen Zen 3, Family 19h Modelo 30h (presumivelmente EPYC 7002) é compatível com o driver AMD_Energy. Agora também há suporte para o monitoramento de sensor em placas-mãe ASRock com o driver NCT6683.

A lista completa de mudanças no Linux 5.12 HWMON pode ser encontrada via a solicitação de pull .






Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário