Voltando a setembro de 2019, trabalhamos no driver AMD PTDMA para dar suporte a este controller encontrado em processadores AMD modernos para memória para memória de alta largura de banda e operações de cópia de E / S. Com o ciclo do Linux 5.15, o driver AMD PTDMA está finalmente sendo integrado ao kernel principal.
Os processadores AMD EPYC apresentam várias instâncias de dispositivos PTDMA. Embora os controladores PTDMA já tenham sido encontrados em processadores AMD, o processo de upstreaming levou dois anos e passou por mais de dez rodadas de revisão de código para abordar itens pendentes e outras sugestões de melhorias.
O driver AMD PassThru DMA foi revisado pela última vez em agosto e após a publicação da v11 foi considerado pronto para uso. Este driver faz interface com o subsistema DMA do kernel Linux.
O AMD PTDMA para cópias de memória para memória de alta largura de banda e cópias de E / S não é bom para DMA periférico de uso geral, mas atende ao uso de dispositivo AMD Non-Transparent Bridge (NTB).
Esse driver, simplesmente chamado de "ptdma", vem com um pouco mais de mil linhas de código. Ele foi enviado ontem como parte das atualizações do dmaengine para o Linux 5.15.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário