FERRAMENTAS LINUX: O ex-líder do driver Vulkan da Intel tem um grande papel para melhorar os gráficos do Linux

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O ex-líder do driver Vulkan da Intel tem um grande papel para melhorar os gráficos do Linux

 

Confira !!

Jason Ekstrand, que foi o principal desenvolvedor do driver Vulkan Linux de código aberto "ANV" da Intel, deixou a Intel em dezembro e agora revelou detalhes sobre sua nova função.

O trabalho prolífico de Ekstrand no driver Intel ANV nos últimos anos o tornou um dos cinco principais contribuidores do Mesa por contagem de commits, mesmo estando envolvido apenas na cena gráfica Linux de código aberto desde 2013. Quando ele anunciou que estava saindo A Intel foi uma surpresa, mas pelo menos sua nova função ainda estará beneficiando o ecossistema de gráficos 3D Linux de código aberto upstream.

Ekstrand anunciou  que está se juntando ao Collabora a partir do próximo mês. Enquanto uma empresa de consultoria, ele estará focado em contribuições upstream para a pilha de gráficos 3D Linux de código aberto e terá liberdade para isso, além de ajudar a integrar novos desenvolvedores do Collabora e auxiliar nesses esforços.

Ele escreveu em seu blog , "Em minha nova função na Collabora, meu mandato consiste em duas coisas: investir e orientar a equipe de gráficos 3D do Collabora e investir em Linux upstream e gráficos de código aberto da maneira que achar melhor. Não se espera que eu faça nenhum trabalho de contrato. Posso me encontrar com clientes de tempos em tempos e provavelmente me envolverei mais com os vários projetos Mesa orientados pelo Collabora, mas meu foco principal será garantir que o upstream seja saudável. Também não estarei vinculado a nenhum driver ou fornecedor de hardware. Claro, seria bom fazer um pouco de trabalho no Panfrost para que eu possa ajudar Alyssa, já que ela agora é minha colega de trabalho e provavelmente ainda trabalharei um pouco nos drivers da Intel, já que esse é o meu território. Mas, no final das contas, agora estou livre para colocar meu esforço onde for necessário na pilha, sem me preocupar com as prioridades corporativas. Ray-tracing em RADV? Por que não. OpenCL 3.0 para todos? Certo. Hackeando uma nova interface do kernel para o Freedreno? Tudo bem também. No que me diz respeito, quando se trata de como gasto meu esforço de engenharia, agora me reporto diretamente ao upstream. Sem condições."

Certamente parece uma grande função e que deve beneficiar muito a pilha de gráficos 3D Linux de código aberto upstream. Parabéns a Jason por sua nova função.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário