Confira !!
No verão de 2020, havia uma proposta de firmware Linux compactado com o Zstd para que o número crescente de binários de firmware enviados pela árvore linux-firmware pudesse ser compactado com Zstd para economizar espaço em disco e poder descompactar mais rapidamente os dados em comparação com outro firmware opções de compressão.
Seguindo a proposta original de patch de 2020, um ano atrás, a compactação de firmware Zstd foi novamente comentada com os patches em mãos, mas nunca foi adotada para mainlining. Isso economizaria espaço em disco em comparação com as centenas de megabytes descompactados de arquivos de firmware e seria mais rápido para descompactar do que usar compactação XZ e, portanto, um tempo de inicialização mais rápido.
Esse trabalho de 2021 não chegou à linha de chegada, enquanto esta semana a discussão sobre o firmware Linux compactado com Zstd foi novamente ressuscitada. Neste thread foi um inquérito sobre o seu estado. Takashi Iwai, da SUSE, que trabalhou nos patches de 2021, acabou baseando seus patches anteriores e se adaptando à API Zstd mais recente encontrada no kernel do Linux.
Este Git branch tem o trabalho do carregador de firmware Zstd baseado no kernel Linux 5.17. Ele espera que as pessoas testem e confirmem que está funcionando adequadamente e usado - se sim, ele pode trabalhar para colocar os patches na fila para a linha principal.
Takashi comentou sobre o patch adicionando a funcionalidade FW_LOADER_COMPRESS_ZSTD :
Devido às demandas populares no ZSTD, aqui está um patch para adicionar suporte a arquivos de firmware compactados com ZSTD por meio do carregador de firmware direto. É como o suporte a arquivos compactados em XZ, fornecendo um descompactador com ZSTD. Como a API ZSTD pode fornecer o tamanho da descompressão de antemão, o código é ainda mais simples que o XZ.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário