FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17 adiciona o suporte do RISC-V sv48 para ser capaz de lidar com mais memória

sábado, 22 de janeiro de 2022

O Kernel Linux 5.17 adiciona o suporte do RISC-V sv48 para ser capaz de lidar com mais memória

 

Confira !!


Além do Kernel Linux 5.17 trazer suporte para a plataforma StarFive do RISC-V de baixo custo entre outras atualizações do RISC-V, mais mudanças para este processador ISA isento de royalties foram enviadas na sexta-feira.

O mais notável com essas últimas alterações do RISC-V para o Kernel Linux 5.17 é fornecer o suporte a sv48. O RISC-V sv48 é para permitir o suporte de espaço de endereço virtual de 48 bits.

Com um quarto nível da tabela de páginas, os kernels RISC-V de 64 bits agora podem endereçar até 128 TB de espaço de endereço virtual e, por sua vez, permitem até 64 TB de memória física. Concedido, não vimos nenhuma plataforma de servidor RISC-V de ponta sendo capaz de suportar qualquer coisa remotamente próxima aos limites existentes - eu nem vi nenhum servidor RISC-V de alta capacidade ainda - mas isso é bom para o futuro.

sv48 em The RISC-V Instruction Set Manual, Volume II: Privileged Architecturem v1.10.



O Kernel Linux 5.17 pode detectar automaticamente em tempo de execução o suporte a sv48 e fazer fallback, caso contrário, para suporte de tabela de página de 3 níveis para hardware não sv48. Os patches para suporte ao Linux sv48 datam de pelo menos 2020 e passaram por várias rodadas de revisão antes de serem considerados prontos para a linha principal.

O suporte do sv48 e outras adições de última hora do RISC-V para o Kernel Linux 5.17 foram enviadas como parte deste pull para a linha principal.












Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário