FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.18 avança com a depreciação do ReiserFS

sábado, 26 de março de 2022

O Kernel Linux 5.18 avança com a depreciação do ReiserFS

 

Confira !!

Após as recentes discussões dos desenvolvedores sobre a depreciação e remoção do sistema de arquivos ReiserFS do kernel principal, o kernel Linux 5.18 em desenvolvimento está indo em frente e depreciando-o.

Houve um consenso entre os desenvolvedores do kernel upstream para depreciar o ReiserFS , uma vez que não há mais usuários notáveis, o código mal é mantido e não foram encontradas razões legítimas para usar o ReiserFS em qualquer uma das alternativas modernas como o EXT4, XFS, Btrfs, F2FS, etc.

O ReiserFS quase não viu nenhum trabalho upstream além do de Edward Shishkin como um ex-desenvolvedor da Namesys que também assumiu o desenvolvimento fora da árvore do Reiser4 (e agora Reiser5) após a prisão de Hans Reiser e condenação por assassinato. Shishkin contribuiu com correções ocasionalmente para o ReiserFS, mas essas são muito raras, enquanto ele se concentrou principalmente no Reiser4/Reiser5, que ainda não tem uma trajetória clara neste momento para se tornar a linha principal sem nenhum grande patrocinador corporativo.


Assim, na noite de sexta-feira, o fs_for_v5.18-rc1 foi mesclado que segue em frente e descontinua o ReiserFS. O plano é tratá-lo como obsoleto e removê-lo formalmente do kernel Linux principal em 2025.









Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário