FERRAMENTAS LINUX: Inicial - mas desativado - O suporte adicionado para o Intel Meteor Lake chega com o Mesa 23.0

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Inicial - mas desativado - O suporte adicionado para o Intel Meteor Lake chega com o Mesa 23.0

 

Os engenheiros da Intel têm estado ocupados trazendo o suporte do Meteor Lake para Linux dos gráficos integrados aprimorados para outras áreas deste processador Core de próxima geração que eventualmente sucederá o Raptor Lake. Além do trabalho pesado e contínuo com o driver gráfico do kernel i915, o suporte inicial do Meteor Lake foi mesclado agora para o Mesa.

As informações/plataformas iniciais do dispositivo para Meteor Lake (MTL) foram mescladas ao Mesa 23.0. No entanto, esse suporte preliminar está desabilitado por padrão: os IDs de PCI são comentados, portanto, seria necessário recompilar o Mesa com essas linhas não comentadas para aproveitar qualquer suporte. Por enquanto, este código Mesa é apenas a ativação simples, com grande parte do foco atualmente no lado do driver gráfico do kernel e na construção dos caminhos de código do driver DG2 existentes.

Esse suporte desabilitado é semelhante ao que os engenheiros da Intel fizeram ao criar DG2/Alchemist Arc Graphics, deixando os IDs PCI comentados até que estejam prontos para tratar o suporte ao driver OpenGL e Vulkan como estável/suportado.

Os IDs gráficos do Meteor Lake adicionados, mas desativados, são 0x7d40, 0x7d45, 0x7d55, 0x7d60 e 0x7dd5. As informações do dispositivo Meteor Lake reafirmam que já é conhecido pelos gráficos integrados que eles estarão próximos do que é encontrado com o hardware gráfico discreto DG2/Alchemist, mas de forma integrada - incluindo recursos como shaders de malha Vulkan e rastreamento de raios para trabalhar com Gráficos integrados do Meteor Lake.


Portanto, este patch agora faz parte do Mesa 23.0, mas não espere que o suporte seja ativado/anunciado até uma versão posterior, uma vez que garanta que a API do espaço do usuário e todas as funcionalidades estejam em boas condições. Da mesma forma, a partir do Kernel Linux 6.2 / DRM-Next, o suporte ao Meteor Lake ainda é tratado como experimental / por trás da opção "force_probe".

Não se espera que os processadores Meteor Lake sejam lançados até o final de 2023 ou mesmo 2024, já que existem rumores de atraso. Nesse caso, ainda há alguns lançamentos do kernel Linux e do Mesa para onde esse novo código pode ser resolvido antes de habilitá-lo e ainda ter o suporte pronto para uso a tempo do dia do lançamento.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário