FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao co-processador Ampere Altra SMPro está obtendo sucesso com o Kernel Linux 6.2

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

O suporte ao co-processador Ampere Altra SMPro está obtendo sucesso com o Kernel Linux 6.2

 

O SMPro da Ampere Computing é um processador de controle de sistema que é um Arm Cortex-M3 servindo como coprocessador e lida com a interface com o BMC, tratamento de erros, inicialização do sistema, detecção de falha de energia e outras tarefas. O SMPro é encontrado começando com os atuais processadores de servidor Ampere Altra da Ampere Computing, enquanto no Kernel Linux 6.2 muitas de suas funcionalidades estão finalmente sendo upstreamed para o kernel Linux principal.

Anteriormente, o Kernel Linux 6.2 está trazendo um driver de monitoramento de hardware SMPro para relatar temperatura, energia, tensões e informações atuais por meio do subsistema HWMON sysfs. Também para o Kernel Linux 6.2 um novo driver char/misc SMPro para relatar o status de inicialização e outras informações deste coprocessador. Esse driver também permite ajustar o limite de energia do SoC por meio da interface sysfs.

Além disso, o driver "smpro-error" também é mesclado para o Kernel Linux 6.2 como um driver de monitoramento e relatório de erros para erros relacionados ao RAS comunicados por este coprocessador.

Sendo mesclado na quarta-feira via mfd-next está outro driver Ampere Computing SMPro para o Kernel Linux 6.2. O driver MFD é o driver de núcleo/firmware para este coprocessador. Com isso, parece que o suporte ao driver Ampere Computing SMPro Linux será bastante resolvido com o kernel upstream v6.2.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário