FERRAMENTAS LINUX: A ativação do Arm Cortex-M85 chega ao GCC 13 com o suporte ao PACBTI

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

A ativação do Arm Cortex-M85 chega ao GCC 13 com o suporte ao PACBTI

 

O suporte do processador Cortex-M85 baseado em Armv8.1-M tornou-se o compilador GCC 13 para o uso deste processador Cortex-M de mais alto desempenho para MCUs e aplicativos incorporados.

O GCC 13 entrou recentemente no estágio quatro de desenvolvimento, enquanto este código foi autorizado a pousar, pois não deve regredir o suporte do processador Arm existente. Juntamente com a preparação do próprio alvo Arm Cortex-M85, isso traz outro trabalho do Armv8.1-M, ​​além de habilitar a extensão de Autenticação de Ponteiro e Identificação de Alvo de Ramificação (PACBTI) com os bits do lado do compilador.


Como parte da série de patches, a opção de compilador -branch-protection foi adicionada ao Arm para permitir a geração de código para assinatura de ponteiro e instruções de autenticação com prólogos e epílogos de função. Outro patch também prepara a autenticação do ponteiro Arm para o tempo de execução de desenrolamento da pilha.


Todo esse trabalho do Armv8.1-M e, finalmente, permitindo o uso de -mpcu=cortex-m85 agora está no GCC Git para a versão estável do GCC 13.1, que provavelmente será lançada no período de março a abril.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário