FERRAMENTAS LINUX: O AMD-Xilinx publica o Compilador Open Source "Nanotube"

quarta-feira, 29 de março de 2023

O AMD-Xilinx publica o Compilador Open Source "Nanotube"

 


A AMD-Xilinx recentemente abriu o código de seu compilador Nanotube baseado em LLVM que pode ser usado para alguns propósitos de rede bacanas em FPGAs.

O compilador AMD-Xilinx Nanotube pega o código eBPF XDP C e construído sobre a pilha do compilador LLVM é capaz de gerar um pipeline de processamento de pacotes em HLS C++ que pode ser executado em FPGAs Xilinx.

"Nanotube é uma coleção de passes de compilador, bibliotecas e uma API para facilitar a execução de EBPF XDP e código de rede semelhante em um FPGA em um SmartNIC. O compilador usa o código EBPF XDP C como entrada e gera um pipeline de processamento de pacotes em HLS C++. Este código HLS C++ pode então ser sintetizado usando Vitis HLS e colocado em um FPGA.

O compilador executa várias transformações no programa, começando com uma tradução de chamadas EBPF para chamadas para funções de API de Nanotube semelhantes. Em seguida, ele executa vários estágios de transformação do código estruturalmente e a diferentes níveis de API.

...

A biblioteca Nanotube implementa acessos a pacotes e mapas em uma implementação amigável à síntese, o que significa que será colocado no aplicativo e criará hardware eficiente em síntese de alto nível." 
 

Como parte do repositório do compilador Nanotube, há uma base de código de exemplo desenvolvida pelo Facebook/Meta. Este exemplo é apelidado de "Katran" e serve como um balanceador de carga de rede de camada 4 de alto desempenho em execução em FPGAs Xilinx. Este exemplo para mostrar o compilador Nanotube é um código licenciado eBPF GPLv2.


Aqueles que desejam aprender mais sobre este compilador AMD-Xilinx Nanotube recentemente de código aberto podem encontrá-lo no GitHub .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário