A atualização mais significativa para os processadores POWER10 no Linux 6.5 é a adição de suporte inicial para o DEXCR (Dynamic Execution Control Register). O DEXCR é um registro de controle de execução dinâmica que permite controlar o comportamento da execução por CPU.
Com o DEXCR, é possível modificar o comportamento da previsão de destino de ramificação indireta e outros recursos de especulação, possibilitando a proteção contra ataques de programação orientada a retorno (ROP) e a modificação de outros comportamentos específicos. Com o suporte DEXCR no Linux 6.5, é possível utilizar instruções de proteção ROP no hardware Power10.
Além disso, as atualizações do POWER também incluem melhorias no modo big endian. Agora, a ABI ELFv2 é o padrão para compilações do kernel big endian de 64 bits, e a opção -mprofile-kernel é utilizada para kernels big endian ELFv2.
Outra atualização notável no Linux 6.5 é a extensão do suporte do Kernel Concurrency Sanitizer (KCSAN) para versões de 32 bits e BookE do PowerPC. O KCSAN é um detector de corrida dinâmico do Linux que utiliza instrumentação baseada em compilador.
Para obter mais detalhes sobre essas atualizações no kernel Linux 6.5, você pode consultar este pull request.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário