A implementação baseada em software do Vulkan chamada Lavapipe, dentro do Mesa, agora conseguiu suporte para extensões de descritor Vulkan. Isso significa que essa implementação baseada em CPU pode começar a executar alguns jogos Direct3D 12 usando o VKD3D-Proton. No entanto, é importante mencionar que o desempenho é severamente limitado
Konstantin Seurer adicionou o suporte para os descritores Lavapipe no Mesa 23.2. Isso permite expor as extensões VK_EXT_descriptor_buffer, EXT_descriptor_indexing e VK_EXT_mutable_descriptor_type. Em suas palavras:
"Torne os recursos llvmpipe jit explícitos no lavapipe. Isso permite criar buffers para conjuntos de descritores e vinculá-los aos slots UBO. A redução de recursos e o compilador de back-end llvmpipe são atualizados para conduzir os recursos jit desses UBOs. A amostragem de textura e as operações de imagem são implementadas pela pré-compilação de funções de amostra e imagem com base nas texturas usadas, amostradores, chaves de amostra e operações de imagem. O sombreador então chama essas funções carregando um ponteiro de função do descritor."
Mike Blumenkrantz, hacker do Zink da Valve, comentou que esse trabalho é "o suficiente para executar uma quantidade credível de VKD3D-Proton, de fato." No entanto, não espere um desempenho excepcional. Ainda assim, o LLVMpipe/Lavapipe é útil para depuração, perfilamento e outros fins.
O Mesa 23.2 está se preparando para ser mais um lançamento empolgante, com inúmeras melhorias nos drivers OpenGL e Vulkan. A versão estável do Mesa 23.2 provavelmente será lançada em agosto ou setembro, a menos que ocorram atrasos.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário