FERRAMENTAS LINUX: O Driver Linux AMDGPU 6.6 está para expor a potência atual e média para GPUs capazes

terça-feira, 22 de agosto de 2023

O Driver Linux AMDGPU 6.6 está para expor a potência atual e média para GPUs capazes


Na sexta-feira, a AMD submeteu outra solicitação de extração de alterações para os drivers AMDGPU/AMDKFD, visando a futura janela de integração do Kernel Linux 6.6. Considerando que o lançamento do Linux 6.5 está previsto para acontecer em cerca de uma semana, e que o período para inclusão de novos códigos "em desenvolvimento" no DRM-Next já passou, essa recente solicitação de extração da AMDGPU focou principalmente em correções de erros, mas também trouxe algumas pequenas adições.

Nesta solicitação, foram incorporadas correções para a nova funcionalidade "FreeSync Panel Replay", ajustes no SMU 13.x, uma capacidade que permite aos usuários forçar o modo de gerenciamento de energia durante a execução quando monitores estão conectados, além de soluções para questões relacionadas ao estado S0ix.

Dentre as novas adições, destaca-se a inclusão de código para expor as métricas de energia atual e média por meio da interface de monitoramento de hardware (HWMON) no Kernel Linux 6.6. Com esses últimos patches AMDGPU HWMON destinados ao Kernel Linux 6.6, várias métricas suplementares relacionadas à energia serão disponibilizadas para o espaço do usuário.

No entanto, essa será a última contribuição significativa dessa natureza, uma vez que o foco agora se volta para a resolução de problemas antes do início do ciclo de desenvolvimento do Kernel Linux 6.6. As solicitações de extração anteriores trouxeram consigo o novo "FreeSync Power Replay" como uma alternativa ao "Panel Self Refresh" (PSR), suporte do AMDGPU DC para o RISC-V, os esforços contínuos para habilitação de GPUs de última geração, bem como uma série de correções e melhorias de baixo nível nos drivers.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário