No desenvolvimento do kernel Linux 6.6, foram introduzidos novos e aprimorados controles de jogos e suporte para periféricos.
Primeiramente, o Kernel Linux 6.6 inclui um novo driver do Google que possibilita o suporte a feedback de vibração/força para os controles do Google Stadia.
Embora o serviço de streaming de jogos em nuvem do Google Stadia tenha sido encerrado, os controles Stadia ainda estão em uso e são populares para conexões Bluetooth ou USB com fio.
Com o Kernel Linux 6.6, agora temos o novo driver "hid-google-stadiaff", que é necessário para habilitar o suporte funcional às vibrações no Linux.
Além disso, o driver HID SteelSeries no Kernel Linux 6.6 foi expandido. Inicialmente, ele suportava apenas o volante SRW-S1 e agora também inclui suporte para o headset Arctis 1 Xbox. O driver hid-steelseries agora é capaz de fornecer informações sobre a bateria do headset e relatar o status sem fio. O Arctis 1 é um headset para jogos vendido por cerca de US$ 60.
O driver logitech-hidpp recebeu suporte para o mouse Logitech MX Anywhere 3 via Bluetooth, permitindo scroll de alta resolução. Além disso, o mouse Logitech G Pro X Superlight Gaming, conectado via USB, também foi adicionado ao driver HID++.
No Kernel Linux 6.5, foi introduzido o driver do controle NVIDIA SHIELD, e o Linux 6.6 adiciona o suporte para os relatórios de bateria para esse controle.
Além disso, as atualizações do subsistema HID no Kernel Linux 6.6 incluem o suporte para dispositivos sensores multifuncionais por meio do driver hid-sensor-hub.
Um exemplo é o Lenovo Yoga C630, que possui um teclado e um acelerômetro combinados. Anteriormente, apenas um deles funcionava no Linux, mas agora, com essa mudança genérica de uma linha, ambos estão funcionando no Yoga C630. Essa melhoria pode beneficiar outros dispositivos multifuncionais semelhantes.
Conforme citado nesse pull, essas são as principais mudanças no subsistema HID do Kernel Linux 6.6, que trazem o suporte expandido para diversos periféricos e controles de jogos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário