FERRAMENTAS LINUX: Oito recursos que não estão no Kernel Linux 5.8, do driver DirectX Kernel ao FSGSBASE & DAMON

terça-feira, 16 de junho de 2020

Oito recursos que não estão no Kernel Linux 5.8, do driver DirectX Kernel ao FSGSBASE & DAMON





Confira !!



O Kernel Linux 5.8 está se preparando para ser um dos maiores lançamentos de kernel de todos os tempos e, embora existam muitos novos recursos do Linux 5.8 , aqui está uma olhada em algum material importante e discutido recentemente que não fez o corte neste ciclo.

Alguns itens que não estão no Kernel Linux 5.8 incluem:

Driver do Kernel do DirectX - Após o anúncio da Microsoft de levar o Direct3D 12 para o WSL2 como parte da aceleração da GPU e aplicativos de GUI para o ambiente, a Microsoft publicou um driver do Kernel do DirectX de código aberto para fazer interface com o host do Windows via Hyper-V. Como era de suspeitar quando foi publicado, devido ao feedback inicial do desenvolvedor upstream e vinculado aos componentes proprietários do espaço do usuário, ver esse driver upstream seria um grande desafio. Ainda não houve nenhuma revisão dos patches e, neste estágio, é improvável a aceitação upstream, a menos que haja algumas mudanças importantes.

FSGSBASE - Os patches FSGSBASE de longa data que podem oferecer algumas vantagens de desempenho para algumas cargas de trabalho foram revisados ​​recentemente tão recentemente quanto a v13 no final de maio . Infelizmente, ele não chegou ao Linux 5.8, mas talvez no 5.9 finalmente veremos essa capacidade chegar à linha principal desta extensão do conjunto de instruções desde os dias do Intel Ivy Bridge.

AMD Radeon "Navi 2" / Sienna Cichlid - Desde o início de junho, a AMD publica patches de ativação da GPU "Sienna Cichlid" que parecem definitivamente ser para placas gráficas Navi 2 lançadas ainda este ano. Infelizmente, as correções demoraram algumas semanas para serem revisadas e enfileiradas no DRM-Next for Linux 5.8. Por sua vez, este trabalho virá no Linux 5.9. Infelizmente, isso significa que os patches não estarão em um núcleo estável de linha principal até outubro, e não com a estreia do 5.8 em agosto. Veremos quando as placas gráficas Navi 2 terminam sendo lançadas, mas há boas chances de vermos a estréia da Navi 2 antes de outubro e, portanto, nenhuma versão principal estável do kernel com esse suporte. Se os patches viessem antes para a versão 5.8, também permitiria suporte pronto para uso como o Ubuntu 20.10.

Suporte Intel DG1 - Embora existam patches Gen12 / Xe Intel para Linux há muitos meses, recentemente os patches DG1 foram enviados para iluminar esta primeira placa gráfica discreta da Intel. Esses patches junto com o Rocket Lake devem estar no Linux 5.9, mas pelo menos com o DG1 principalmente focado nos desenvolvedores, não encontrá-lo no 5.8 não é tão ruim.

Driver do AMD Sensor Fusion Hub - Nada de novo a relatar desde o nosso último artigo sobre o assunto no mês passado, lamentável para os proprietários de laptops AMD Ryzen que desejam usar a funcionalidade SFH.

Intel SGX - O suporte ao SGX Enclaves registrou mais de 30 rodadas de patches mas não cruzando a linha de chegada. Mas, novamente, considerando todos os problemas de segurança que afetam o SGX, parece que muitos usuários de código aberto estão ansiosos para fazer uso dessa funcionalidade.

DAMON - No início deste ano, um engenheiro da Amazon apresentou o DAMON para monitorar o acesso a dados no Linux . Esse trabalho ainda está sendo discutido, mas ainda não está em pauta.

Futex Optimization / Fsync / Futex2 - As otimizações de jogos Linux da Valve que precisam de alterações no kernel ainda estão progredindo, embora não na versão 5.8. Apenas na semana passada foi o caminho para introduzir a nova chamada do sistema futex2 () que talvez veremos na próxima versão do kernel.

Além dessas oito mudanças, ainda há outro trabalho que estamos ansiosos para, eventualmente, ver como IPC no kernel, como BUS1, Bcachefs, talvez Reiser5 um dia, novo relógio da Nouveau e outras novas habilitações de hardware.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário